DELEGAÇÃO DE MS JÁ PARTICIPA DE CULTURA RAIZ EM FLORIANÓPOLIS
.
O grupo de artistas de Mato Grosso do Sul e servidores da FCMS já se encontram no Museu Histórico de Santa Catarina, o Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis para participarem da II Mostra de Cultura de Raiz, promovido pelo Codesul Cultural (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), em Florianópolis (SC). A Cultura sul-mato-grossense integra a programação do evento com o Improviso Guaicuru, toques de berrante e performances do ator e poeta Ruberval Cunha, a música de raiz do compositor Aurélio Miranda e a música fronteiriça de Ciriaco Benites. O evento que também contempla a área gastronômia e artesanato regional possibilita aos visitantes degustar no Stand Sul-Mato-Grossense o tradicional “Caldo de Piranha”.
.
Como instrumento de divulgação da Música regional que se soma ao talentos dos artistas convidados, Carlos Luz, expõe discos em vinil dos artistas de nosso estado; parte do trabalho de pesquisa de levantamento e registro fonográfico que vem desenvolvendo há aproximadamente dez anos, ao que soma a comercialização de cd e dvd de artistas regionais.
.
Conforme ressalta Américo Calheiros, Diretor Presidente da FCMS “Esta oportunidade de integração cultural entre os estados que fazem parte do Codesul nos permite uma troca muito singular e produtiva. Temos muito em comum e algumas características peculiares de cada região, fato que nos enriquece neste intercâmbio, nos aproxima e nos fortalece”.
.
Música
O cantor Aurélio Miranda, há 36 anos milita na música como violonista, cantor, compositor e violeiro. Participou de muitos festivais e eventos como representante de Mato Grosso do Sul. Como compositor tem mais de 300 obras gravadas por artistas regionais e nacionais. Desenvolveu vários trabalhos solos e em dupla, participou de projetos fonográficos e gravou coletâneas de companheiros da música regional.
.
Benites é nascido na fronteira com Ponta Porã e radicado em Campo Grande desde a década de 60. Por vários anos foi parceiro da cantora Jandira, com quem gravou oito discos. O músico é uma referencia musical no Mato Grosso do Sul. Durante quatro décadas tem valorizado sempre o rasqueado, a polca e os chamamés, como influência da música do Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.
.
Literatura e Improviso Guaicuru
.
A convite da Fundação de Cultura e cedido pelo Detran MS, a Literatura do Estado está muito bem representada com a participação do ator e poeta repentista Ruberval Cunha, que efetuará apresentações de sua marca registrada, o improviso guaicuru, tocando berrante e destacando a cultura de raiz do nosso estado com suas performances poéticas. Ruberval que já é figura carimbada em nosso meio cultural atua há mais de vinte anos com cultura e possui inúmeras premiações em nível estadual e nacional.
.
Artesanato
A FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.
.
Entre os produtos que serão comercializados na 2ª Mostra de Raiz figuram os feitos de palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário