sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ponto de Cultura integra tradicionalistas com estudantes da Reme




Cultura - Quinta-Feira 10 de Novembro de 2011

Ponto de Cultura integra tradicionalistas com estudantes da Reme

Foto:Divulgação
No próximo sábado, dia 12 de novembro, o CTG Tropeiros da Querência realiza em sua sede a Oficina Artística do Ponto de Cultura - Projeto Cultura de Galpão. Cerca de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) participarão da atividade, que começa às 9h.

Conforme o Patrão da entidade tradicionalista, José Valdemir Rocha, é a última atividade deste ano do Projeto. “As Oficinas do Projeto serão encerradas neste sábado e no mês de março do próximo ano retomamos as atividades com os estudantes. A sede do CTG se transforma em um grande palco de integração, onde temos a oportunidade de reunir tradicionalistas com os professores e estudantes da Reme, tornando a atividade uma experiência única de transmissão de culturas”, diz o Patrão.

Após a solenidade de abertura, acontecerá a palestra artística com o professor Sérgio Moura. Em seguida serão realizadas as mostras de danças folclóricas, causos e poesias, trova e música. As mostras reunirão diversos tradicionalistas e integrantes dos grupos de danças juvenil e xirú do CTG. A mostra de trova contará com a participação especial do repentista e compositor José Alexandre.

Neste ano já foram realizadas três Oficinas: Campeira, Esportiva e Folclórica (no mês do Folclore). A Oficina Artística do Cultura de Galpão contará com a presença das Escolas: Antonio José Paniago, Múcio Teixeira Junior, Iracema Vicente e Flora Guimarães Rosa Pires.

Cultura de Galpão - O CTG Tropeiros da Querência foi contemplado pelo Programa Cultura Viva - Ponto de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Fundação Municipal de Cultura (Fundac).

O Ponto de Cultura -
Cultura de Galpão será realizado em quatro edições anuais no triênio 2011-2013, durantes os meses de março, junho, agosto (semana do folclore) e novembro. As oficinas acontecem por etapas e englobaram temas diversos como campeira, esportiva, cultural, literária e artística.
Fonte/Autor: Aline Kraemer MTb/MS 050 (em colaboração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário