sábado, 10 de abril de 2010

A serviço das instâncias de poder, sustentadas entre si, como nos dias de hoje, atuam os sistemas financeiro, governamental e mídia. A arte assume uma preocupante função apaziguadora e definidora dos modos de vida e costumes. Joost Smiers, em Artes sob Pressão (2003), pergunta “onde os conglomerados culturais podem espalhar suas ideias sobre o que deve ser a arte, a questão crucial é: as histórias de quem estão sendo contadas? Por quem? Como são produzidas, disseminadas e recebidas?”

Leia mais »

RELATOS »

Centro de Estudos oferece cursos sobre gestão, financiamento e políticas culturais

Fundado por empresas de destaque no setor cultural, o Centro de Estudos de Mídia, Entretenimento e Cultura (CEMEC), organização voltada para pesquisa, formação e integração profissional inicia atividades com cursos sobre política cultural, gestão e financiamento à cultura.

RELATOS »

O assessor de Inclusão Digital da Presidência da República, Nelson Fujimoto, disse aos deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara que a implantação do novo Plano Nacional de Banda Larga não será feita exclusivamente pelo setor público. Ele lembrou que o governo já dispõe da infraestrutura de fibras ópticas da Eletronet, da Eletronorte, da Eletrobrás e até da Petrobras, mas a implantação envolverá governos estaduais e municipais e a iniciativa privada. Ele participou ontem de audiência pública sobre o tema.

A 15ª edição do maior festival de documentários do País, o “É Tudo Verdade”, que começa na quinta-feira em São Paulo e na sexta-feira no Rio, será marcada pelo trabalho de uma nova geração de documentaristas brasileiros. Só na competição nacional deste ano, 12 dos 21 filmes são de estreantes, contra 7 em 2009, 10 em 2008 e 7 em 2007. Boa parte das obras documentais ultrapassam o viés informativo ou didático, tão difundido no gênero. Os novos diretores tiveram o cuidado de reservar para a telona filmes que descortinam …

EDITAIS »

Até o dia 15 de abril, estão abertas as inscrições a 14ª edição do Festival Audiovisual do Mercosul (FAM), um dos maiores eventos de integração audiovisual do Mercosul. Realizada pela Associação Cultural Panvision, ocorrerá na Universidade Federal de Santa Catarina, de 11 a 18 de junho.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza hoje a segunda audiência pública para discutir o impacto econômico e a viabilidade técnica da implementação do Plano Nacional de Banda Larga. Na primeira, realizada na semana passada, foram ouvidos representantes do Ministério do Planejamento e de concessionárias de serviço de telefone fixo comutado.

“O Poder da Cultura” na Universidade Cândido Mendes, no RJ

Leonardo Brant lança sua obra no dia 14 de abril, às 19h, na Universidade Cândido Mendes, e discute o papel da cultura na sociedade em aula inaugural, gratuita e aberta ao público. O livro busca desvendar e oferecer um olhar mais cuidadoso sobre a importância da cultura em nossa sociedade, bem como a relação e o comprometimento de todos os cidadãos com a sua função pública e seu papel estratégico.

Estão abertas, até o dia 16 de abril, as inscrições para o BiblioFilmes 2010, festival que está em sua 3ª edição e traz um desafio para os amantes de livros e bibliotecas: façam um “filme” em que contem a sua história e provem o quanto gostam da sua biblioteca e/ou de livros.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) abriu, até o dia 15 de maio, inscrições para seleção de artistas para exposições no Salão de Arte de Mato Grosso do Sul 2010, que será realizado entre os dias 21 de setembro e 22 de outubro, em Campo Grande.

Com o apoio dos SEBRAEs estaduais e da Garimpo de Soluções, a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promovem o Seminário Itinerante Economia da Cultura e Desenvolvimento, iniciativa que surgiu a partir da identificação de demandas regionais por informações acerca do potencial econômico da cultura voltado para o desenvolvimento em cidades visitadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário