sábado, 4 de dezembro de 2010

“MOMENTOS QUE ENCANTARAM E MARCARAM...”

“MOMENTOS QUE ENCANTARAM E MARCARAM...”
                                                                                                                       Nelson Vieira
Aos dezoito dias do mês de novembro do corrente ano, uma quinta-feira, a partir das 20 horas, percebemos e sentimos na pele como o belo tem propriedades de tornar qualquer ambiente alegre e, por algum tempo tivemos o prazer de esquecer as agruras e os problemas.  
O local que nos acolheu naquela noite, foi o esplendido Clube Estoril, na sua magnífica sede nesta capital. Foi lá que passamos momentos agradáveis, e tão necessários no dia a dia para que possamos ter condições de equilibrar a balança da vida, e manter o “fiel” no centro das ações, entre o bem e o mal, se possível mais pendente para o lado das coisas boas, sem sombra de dúvida. Só masoquista que gosta de sofrer. 
Nas dependencias da Associação Luso Brasileira ocorreu o evento “PREMIO DESTAQUE CULTURAL 2010 – FESC-MS”, com o objetivo de homenagear pessoas que ao longo do tempo estão no exercício contínuo da cultura, no estado de Mato Grosso do Sul, em diversos segmentos culturais.
O Fórum Estadual de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul organizou o ESPETÁCULO, que com certeza pode ser assim dito e escrito com letras maiúsculas.
Imaginem tudo acontecendo em sequencia, ou seja, eles montaram três palcos, um ao lado do outro, e as apresentações uma após a outra, com mínimo de intervalo entre uma e outra. Cada palco com iluminação direcionada para o mesmo no instante da exibição, enquanto nos outros ocorriam os preparativos, na continuação da ordem das apresentações, previamente elaboradas.
Mas, tudo começou com as pessoas sensíveis ao convite formulado pelo FESC, que lá compareceram. Na entrada receberam do cerimonial a programação do evento, contida em apenas uma folha de tamanho A4.

Abertura –
(coreografia: O Trem do Pantanal)  -  PALCO 2
 Studio Beatriz de Almeida

Apresentações:

Aida Domingos (poesia) - PALCO 3
Associação Luso Brasileira (dança) –-----------15 pessoas - PALCO 2
Pedro Henrique Campagna (poesia gaúcha) - PALCO 3
Studio Nidal Abdul (grupo árabe - dança)  - PALCO 2
Nena Sarti (poesia) - PALCO 3
Grupo T'ikay– Ingra (dança – folclore boliviano) 8 pessoas - PALCO 2
Associação Nipo Brasileira (coral) - PALCO 1
Cia de Artes Embrujos de Espana (dança) - PALCO 2
Grupo Litani (grupo libanês – dança) 15 pessoas - PALCO 2
Rejane Jardim (perfomance de canto e poesia) – PALCO 1     
Mukamdo Kandongo (percussão e dança) 15 pessoas - PALCO 2
Studio Beatriz de Almeida – Beatriz de Almeida - Solo - PALCO 3
Funk-se (dança) – PALCO 2
Elias Borges (poesia) - PALCO 1
Associação Colônia Paraguaia (música) - PALCO 2
Nena Sarti (poesia) - PALCO 1
Centro de Pesquisas Folclóricas Mar de Xaraés (dança) 16 pessoas - PALCO 2
Associação dos Ciganos de MS - Cigana Esmeralda (dança) 8 pessoas - PALCO 2
Elias Borges (poesia) - PALCO 3
Grupo Camalote (dança) - PALCO 2
Coral Louvor & Mensagem (Aleluia de Handel) - PALCO 1 e
Ruberval Cunha – Palco 3.

Houve a abertura e o show começou. O público presente, a maioria sentados comodamente, ativeram-se somente em prestar atenção e girar as cabeças, para fitar o local onde as luzes acendiam, para assistir, não sendo preciso falar, por exemplo: agora irá se apresentar fulano de tal e coisas deste genero.
A ideia dos três palcos foi genial, pois cativou a atenção da platéia a ponto de emocionar pessoas. Aconteceu em várias oportunidades, mas uma delas deu para perceber nitidamente o lagrimar de algumas senhoras, quando da apresentação da dança clássica por um casal de bailarinos.
Na ocasião foram homenageadas as seguintes pessoas: Juci Ibanez – área de música, Ruberval Cunha - área de cultura popular, Maria Helena Pettengill – área de dança e Alisolete A. S. Weingartner – área de pesquisa, pelos seus feitos em prol da cultura sul-mato-grossense.
Para isso acontecer houve muita preocupação e senso de responsabilidade, antes, durante e após o evento, por parte dos membros da organização sob o comando de Delasnieve Daspet, na condição de presidente do Fórum de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul e de Robson Simões, na direção artística. Nossos parabéns, incansáveis batalhadores pela cultura sul-mato-grossense e do Brasil. Isso é fazer a diferença.
Sabe o que é realizar um empreendimento que contou com mais ou menos seiscentas pessoas e tudo transcorreu na maior tranqüilidade, praticamente sem custo.
Senhores a entrada foi franca e as instituições, entidades culturais e pessoas que deleitaram os espectadores, nada cobraram. Eles doaram cultura e se esmeraram em mostrar com maestria, que nada devemos quando queremos e temos vontade de faze e realizar. Também, nossas homenagens para esses talentosos artistas, soberbos nas suas artes.
Esperamos a continuidade, não parem!
Foi lindo! Foi demais! Foram momentos que encantaram e marcaram em nossas vidas.  
Campo Grande-MS, 29-nov-2010 – Nelson Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário