FESCMS NO PLANO ESTADUAL DO LIVRO E DA LITERATURA - 2010
ATA DA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DO FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA – FESC/MS DE 20
DE MARÇO DE 2010, EM
CAMPO GRANDE /MS.
No dia 20 de março de 2010, às
09h30min, na sala Rubens Corrêa, do Centro Cultural José Otávio Guizzo,
na Rua 26 de Agosto, 453, centro, foi aberta
a Assembléia Ordinária do FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA – FESC/MS, pela Sr.ª
Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Secretária Executiva do Fórum de Cultura do
Estado de Mato Grosso do Sul, no tópico Plano Estadual do Livro, Leitura
e Literatura, cujo evento deverá ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2010, em
Bonito-MS, que visa incrementar, estimular ações a partir da utilização do
livro, a Sr.ª Delasnieve solicitou aos presentes colaboração no sentido de
ainda na sessão, apresentarem propostas que, deverão ser levadas no evento já
mencionado, no qual a Sr.ª Delasnieve estará participando e representará o
FESC-MS. Fez a leitura de um texto, onde deu mostras do que pretende levar e
expor, juntamente com outras propostas que deseja defender e que advirão da
plenária. Assim sendo, sugeriram pela ordem:
1 – Colocar as escolas a disposição da cultura, com
inserções de programas que dêem valorização ao livro (fomentar);
2 – Ir a locais previamente escolhidos em que há
constatação de carência de habito de leitura, e contar histórias que constam no
livro, que pretendem seja lido pelos ouvintes;
3 – Capacitar pessoas que tem afinidades para contar
histórias e serem mediadoras e que sejam remuneradas; 4 – Criação de
bibliotecas rurais itinerantes;
5 – Promover o funcionamento das bibliotecas durante os
finais de semana, atuando como centro cultural;
6 – Aproveitar os “grandes mestres” das próprias regiões,
em face de vivenciarem o dia a dia das localidades e serem conhecedores dos
gostos e costumes da população;
7 – Editar livros, a partir de projetos em que as pessoas
contam suas experiências e fatos que consideram importantes, ocorridos em suas
vidas enquanto moradores em zonas rurais, por exemplo: quilombolas, indígenas e
ribeirinhos;
8 – Tornar acessíveis as comunidades, as bibliotecas das
escolas públicas;
9 – Incentivar a formação de profissionais para atuarem
na área de biblioteca;
10 – Inserir ensino religioso de caráter ecumênico nas
escolas;
11 – Formar professor leitor com atuação em horário
determinado pela direção, por exemplo: nos trinta minutos finais, ele lê um
texto do livro (escolhido) e posteriormente, os alunos fazem também a leitura,
apresentando depois um resumo;
12 – Formar pais leitores (é na família que tudo começa);
13 – Preparar os futuros professores no exercício de
serem formadores de leitores;
14 – Criar sistema seletivo que permite a escolha do
livro, mais apropriado para ser utilizado no segmento da cultura pretendido, de
acordo com a faixa etária do público;
15 – Contemplar as diversidades regionais;
16 – Promover fomento a projetos de leitura nas escolas,
realizando a inter-relação dos conteúdos do livro ás diversas expressões
artísticas e possibilitando contratações de artistas e grupos artísticos. locais;
17 – Oportunizar a colocação de “quiosques com livros”,
nas rodoviárias, aeroportos e em áreas centrais das cidades, que possibilitem
exposições e vendas de livros de escritores regionais;
18 – Promover rodada de negócios com o fito de facilitar
as vendas e agilizar o retorno da parte que cabe ao autor;
19 – Permitir a venda de livros, em farmácias e bancas de
revistas, com facilidade de comércio, a partir da criação de selo de
comercialização;
20 – Incentivar produção de literatura Afro Sul-Mato-Grossense;
21 – Quando for para distribuir livros nas escolas, que
façam com cinqüenta porcento de livros de autores sul-mato-grossenses;
22 – Incentivar a leitura e expressão literária indígena;
23 - Fomentar o estudo da lingua guarani - como fator de
integração da América do Sul.
Delasnieve
Miranda Daspet de Souza
Secretária
Executiva do FESC/MS
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