terça-feira, 6 de outubro de 2015

2008-2010 - FESCMS - GESTÃO DELASNIEVE DASPET


2008-2010 - FESCMS  - GESTÃO DELASNIEVE DASPET
.
ATIVIDADES DO FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – FESC-MS, REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2008 A 2010, NA GESTÃO DA DIRETORIA DE  DELASNIEVE MIRANDA DASPET DE SOUZA.
.
.

A partir do mês de dezembro de 2008 a dezembro de 2009, o FESC-MS, realizou apresentações, conquistas e participações como discriminadas abaixo:
Continuamos com o direito de participar  efetivamente  nos festivais: América do Sul (Corumbá-MS) e de Inverno (Bonito-MS).  Isto havíamos   conseguido  ainda na nossa primeira gestão - de 2005 a 2007. Aprimorada na parceria com a Fundação de Cultura do Estado - que monta um belíssimo estande para o FESC/MS no espaço principal, em Corumbá e em Bonito.
.
Apresentamos propostas dos associados do FESC/MS aos candidatos ao governo do estado para que fossem incluídos em seus programas de governo.
.
Obtivemos a concessão de uma sala para o FESC-MS, com ponto para internet e telefone, no sexto (6.º) andar do prédio sede da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul – FCMS, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Campo Grande-MS.
.
Encaminhamos ao Ministério da Cultura, proposição para criação de escritório daquele ministério na região centro oeste, com sede em Campo Grande-MS.
.
O FESC-MS teve a iniciativa de interceder pelos associados com pendências junto ao FIC-MS, na busca de soluções.
.
Foi apresentada a proposta de Boni Miranda, para que os fóruns de cultura dos municípios tivessem o apoio das prefeituras e do MINC, para efetivação e aplicação de uma política de cultura, nos moldes propostos.
.
Foram realizados procedimentos para escolha de candidato do FESC-MS, a época para representante do MINC, para o escritório da região centro oeste.
Ocorreram participações do FESC-MS no Festival América do Sul (Corumbá-MS) e Festival de Inverno (Bonito-MS).
.
Procedimentos para escolha dos homenageados pelo FESC-MS, na sua primeira edição do Destaque Cultural do FESC-MS, de conformidade com o disposto nas Disposições Finais, art. 43, do Regimento Interno do FESC-MS.
.
Discussão levada a efeito referente ao processo de execução contra Beatriz Soares, em face de verba obtida junto ao FIC, para o FESC-MS, em nome de Beatriz, uma vez que não houve aceitação da prestação de conta apresentada pela mesma, perante órgãos oficiais.
.
Foi realizada visita ao deputado Youssif Domingos com o intuito de conseguir apoio para a criação de uma política estadual de cultura.
.
O FESC-MS conseguiu para os seus associados, um espaço para apresentações, sob sua supervisão, a cada quinzena, na “Concha Acústica - Helena Meireles”, situada no parque das Nações Indígenas.  E, em  vinte (20) de setembro de 2008, foi realizado o “FESC NA CONCHA”, com participações de segmentos culturais do FESC-MS.
.
No dia vinte e um de setembro de 2008, o FESC-MS participou da “Caminhada pela Paz”, com entidades integrantes do FESC-MS em apoio a promoção da Cultura da Paz realizada pela associada Delasnieve Daspet.
.
Pelo conjunto da obra cultural a coletividade sul-mato-grossense foram indicados e receberam o Premio Destaque Cultural, primeira edição, em 2009, nas dependências do teatro Aracy Balabanian, as seguintes personalidades: Prof. Américo Ferreira Calheiros, Presidente da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, grande parceiro do FESC-MS nas atividades culturais no estado, Prof.ª Marley Sigrist, folclorista e educadora, Prof.ª Dr.ª Alisolete Antonia dos Santos Weingartner*, historiadora e educadora e Balbino Gonçalves de Oliveira, trovador e poeta. Sr. Agripino Soares de  Magalhães – Mestre Cururueiro e da Viola do Cocho – em Corumbá-MS – que recebeu a homenagem no Hospital – por ocasião do Festival América do Sul do ano em curso.  *Prof.ª Alisolete, recebeu as homenagens posteriormente, em 2010, em virtude de impossibilitada de receber em 2009, por motivos de ordem particular.
.
Eleição e posse da diretoria do FESC-MS, para o exercício de 2009 a 2010.
A diretoria que foi e eleita e tomou posse foi constituída pelas seguintes pessoas: Delasnieve Miranda Daspet de Souza (OAB-MS) – Secretária Executiva, Aida Machado Domingos (FALA-MS) – Secretária Executiva Adjunta, Joseane da Silva Pinheiro (Coletivo de Mulheres Negras) – Secretária da diretoria, Maria Helena Sarti (UBE-MS) – Secretária suplente da diretoria, Beatriz de Fátima Soares (FENARTEMS) – Assessora titular, Vanesca Duarte (Associação dos Ciganos) - Assessora titular, Vitor Hugo Samúdio (Mercado Cênico) – Assessor suplente e Nill Amaral (OFIT) – Assessor suplente.
.
Foi realizada a abertura do edital para a escolha de novos membros para o Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul.
.
Houve participação do FESC-MS, no evento Café Colonial Dom Fernando, na primeira edição do Acampamento Poetas Del Mundo.
.
 Foi colocada uma situação já constatada anteriormente no Fórum em Diretorias passadas, a preocupação com a situação financeira de nossos artistas de renome que, na velhice, não encontram amparo financeiro para sua manutenção. Foi sugerido formar-se uma Comissão para discutir o assunto com o Sr. Marun - responsável pela Secretaria Estadual de Habitação para que fossem iniciados entendimentos para se criar uma Casa do Artista Sul-Mato-Grossense. Essa comissão foi composta por: Edilson Aspet, Amirtes Carvalho e Delasnieve Daspet e que o FESC MS iria fazer um convite à Ângela Finger, a qual não se encontrava presente na Assembléia, mas que foi idealizadora da proposta.
A secretária executiva esteve na Secretaria de Estadual de habitação do Estado de Mato Grosso do Sul, quando foi recebida pelo senhor Marun, oportunidade que ficou sabendo da tramitação naquela secretaria, de ações que visam atender os artistas menos favorecidos, inclusive a que fora objeto da sua ida a Secretaria Estadual de Habitação. Mesmo assim, reiterou o pedido. Na ocasião ficou acertado que o FESC-MS receberia a visita da Sr.ª Mirtes, secretária adjunta para proceder esclarecimentos referentes à obtenção de casa. Fato esse que ocorreu.
.
Participação do FESC-MS, na Pré-Conferencia Setorial do Livro, Leitura e Literatura, em Brasília, nos dias 7, 8 e 9 de março.
Pré-Conferencias Setoriais em Brasília, com os representantes do FESC-MS: Delasnieve Daspet, Vitor Hugo Samudio e Brigido Ibanez.
Participação do FESC-MS, no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura, nos dias 7, 8 e 9 do mês de abril, em Bonito-MS.
.
Participação do FESC-MS nos grupos de MAPAS, PROJETOS E AÇÕES E DE PARCERIAS E ARTICULAÇÕES, quando apresentaram as seguintes propostas: 1 – Colocar as escolas a disposição da cultura, com inserções de programas que dêem valorização ao livro (fomentar); 2 – Ir a locais previamente escolhidos em que há constatação de carência de habito de leitura, e contar histórias que constam no livro, que pretendem sejam lidos pelos ouvintes; 3 – Capacitar pessoas que tem afinidades para contar histórias e serem mediadoras e que sejam remuneradas; 4 – Criação de bibliotecas rurais itinerantes; 5 – Promover o funcionamento das bibliotecas durante os finais de semana, atuando como centros culturais; 6 – Aproveitar os “grandes mestres” das próprias regiões, em face de vivenciarem o dia a dia das localidades e serem conhecedores dos gostos e costumes da população; 7 – Editar livros, a partir de projetos em que as pessoas contam suas experiências e fatos que consideram importantes, ocorridos em suas vidas enquanto moradores em zonas rurais, por exemplo: quilombolas, indígenas e ribeirinhos; 8 – Tornar acessíveis as comunidades, as bibliotecas das escolas públicas; 9 – Incentivar a formação de profissionais para atuarem na área de biblioteca; 10 – Inserir ensino religioso de caráter ecumênico nas escolas; 11 – Formar professor leitor com atuação em horário determinado pela direção, por exemplo: nos trinta minutos finais, ele lê um texto do livro (escolhido) e posteriormente, os alunos fazem também a leitura, apresentando depois um resumo; 12 – Formar pais leitores (é na família que tudo começa); 13 – Preparar os futuros professores no exercício de serem formadores de leitores; 14 – Criar sistema seletivo que permite a escolha do livro, mais apropriado para ser utilizado no segmento da cultura pretendido, de acordo com a faixa etária do público; 15 – Contemplar as diversidades regionais; 16 – Promover fomento a projetos de leitura nas escolas, realizando a inter-relação dos conteúdos do livro ás diversas expressões artísticas e possibilitando contratações de artistas e grupos artísticos. locais; 17 – Oportunizar a colocação de “quiosques com livros”, nas rodoviárias, aeroportos e em áreas centrais das cidades, que possibilitem exposições e vendas de livros de escritores regionais; 18 – Promover rodada de negócios com o fito de facilitar as vendas e agilizar o retorno da parte que cabe ao autor; 19 – Permitir a venda de livros, em farmácias e bancas de revistas, com facilidade de comércio, a partir da criação de selo de comercialização; 20 – Incentivar produção de literatura Afro Sul-Mato-Grossense; 21 – Quando for para distribuir livros nas escolas, que façam com cinqüenta por cento de livros de autores sul-mato-grossenses; 22 – Incentivar a leitura e expressão literária indígena.
.
Realizada a abertura do edital para a escolha de novos membros do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. Foram escolhidos três titulares e quatro suplentes, como descriminado a seguir: Conselheiros titulares, Aida Machado Domingos, Reinaldo Arguelho e Robson Simões de Almeida. E, Marilene Machado – para suplente de Aida Machado Domingos, Edílson Aspet – para suplente de Reinaldo Arguelho e Vanesca Duarte Ribeiro – para suplente de Robson Simões de Almeida. Na vaga de Vitor Hugo Samudio, que renunciou foi eleito Nilson Marques.
.
Foi posto em pauta por solicitação do Presidente do Conselho de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul– Villie Jr - A questão, sobre membros faltantes as sessões do Conselho Estadual de Cultura e sessões das assembléias do FESC-MS já arguidas em outras assembléias, quanto à não presença dos Conselheiros Estaduais de Cultura, representantes da sociedade civil às Assembléias do Fórum; que, regimentalmente, deverão ser substituídos. Informou a Secretária que a solicitação para essa verificação e procedimento partiu do Conselheiro Villei Jr., e, ao fazer o levantamento pelo LIVRO DE PRESENÇA AS REUNIÕES foi constatado que os conselheiros Fábio Costa Cacho (titular), João Melo e Juraci Mello (suplentes) – Não compareceram a nenhuma reunião do ano de 2009, e no ano de 2010 – Apenas no mês de janeiro compareceram, Fabio Costa e João Mello – pelo que configura o disposto no parágrafo 4º do artigo 5º do Regimento Interno do Fórum Estadual de Cultura, vigente c/c parágrafo 5º, I, (mensal) e II do mesmo artigo. Foram indicados os nomes para substituí-los, sendo aprovados os nomes de Rubenio Silvério Marcelo  representante da “Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”, como titular; como seu suplente foi eleita Joseane da Silva Pinheiro representante do “Coletivo de Mulheres Negras-MS - Raimunda Luzia de Brito”. Também foi eleita mais uma suplente, Cíntia Aparecida de Jesus Lima Olivo  representante da “Associação Sul-Mato-Grossense de Cultura e Etnia Cigana”.
.
Foi escolhida a comissão para indicar os nomes das pessoas a serem homenageadas e para receber o Premio Destaque Cultural do FESC-MS – 2010, constituída por Venâncio Josiel dos Santos, Rubenio Marcelo, Vitor Hugo Samudio, Robson Simões e Joseane da Silva Pinheiro. Que indicaram Juci Ibanez, Maria Helena Pettengill e Ruberval Cunha, respectivamente representantes dos segmentos: Musica, Dança e Cultura Popular.
.
No mês de setembro, Delasnieve Daspet, participou na condição de convidada, do evento para discussão do Plano do Livro e da Literatura de Mato Grosso do Sul, na cidade de Bonito-MS.
.
O FESC-MS se fez presente em Salvador-BA, na pessoa de Delasnieve Daspet, a convite do Ministério da Cultura, ocasião que também representou o Conselho Estadual de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.
.
Foi marcada a eleição para a próxima diretoria do FESC/MS - 2010-2011, para logo após a realização das festividades do Premio Destaque Cultural FESC-MS - 2010. O dia da eleição ficou para 11 de dezembro – sábado – no horário de sempre ( das 9 as 9,30 hs ) – para a eleição e posse da nova diretoria.
.
A Secretária Executiva - Delasnieve Daspet solicitou a participação de todos – afirmando que o Fórum hoje é uma entidade da muita expressão no cenário da cultura do nosso Estado. Falou, ainda, da responsabilidade de quem assumir a nova gestão, para que não deixem morrer as conquistas obtidas pela direção que hora sai – que fez as aberturas - nos anos de sua gestão – que foram 4 (quatro) períodos. Conseguimos a participação do FESC/MS nos festivais de cultura de nosso estado, conseguimos espaço para 15 (quinze) participantes – como convidados – sendo um de cada entidade - e diretoria; da conquista de eventos como o Espaço do FESC/MS na “Concha Acústica Helena Meireles”, conseguiu completa integração com o Conselho de Cultura e a Fundação Estadual de Cultura, bem como as Municipais e, acima de tudo, com as entidades que compõem o FESC/MS.
.
Falamos ainda da realização da II Edição do Destaque Cultural de 2010 – do FESC/MS – um evento que tem de ser cada vez mais aprimorado e distribuído com a classe artística de todo o estado. Os fazedores de cultura se encontram em todos os rincões sul-mato-grossenses.
.
E, no encerramento deste, o registro da festa no Clube Estoril para a outorga do PREMIO DESTAQUE CULTURAL DO FESC-MS – 2010, em sua segunda edição – que contou com mais de 600 pessoas, na platéia e a participação maciça dos associados - com suas artes e convidados.
Estúdio de Dança - Beatriz de Almeida; Poeta - Aida Domingos;
Associação Luso Brasileira; Declamador - Pedro Henrique; Studio Nidal Abdul ; Poeta - Nena Sarti  ; Grupo Folclórico - T'ikay ; Associação Nipo Brasileira ; Cia. de Artes Embrujos de Espana;
Grupo Litani ; BRINCARTE - Cia. de Teatro Infantil; Rejane Jardim ;  
Mukamdo Kandongo ; ZOE – CIA. DE DANÇA;             
Projeto Funk-se  ; Poeta - Elias Borges ; Associação Colônia Paraguaia;
Centro de Pesquisas Folclóricas Mar de Xaraés; Associação dos Ciganos de Mato Grosso do Sul;  Grupo Camalotes; Coral Louvor & Mensagem;
Carlos Luz ; União Brasileira de  Escritores do Estado de Mato Grosso do Sul; Life Editora;  Ramona Rodrigues ; Cia. das Artes; Artista Plástica - Marilza  Bissoli
Com agradecimentos aos parceiros desta diretoria, que ora encerra a gestão 2009 – 2010:
FUNDAÇÃO DE CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL; FIC - FUNDO DE INVESTIMENTOS CULTURAIS DE MATO GROSSO DO SUL; FUNDAC - FUNDAÇÃO DE  CULTURA DE CAMPO GRANDE – MS; ASSOCIAÇÃO LUSO BRASILEIRA -  CLUBE ESTORIL
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO;
CERCLE UNIVERSEK DES EMBASSADEURS DE LA PAIX
LIFE EDITORA LTDA; CIA. DAS ARTES; CARLOS LUZ; TEATRÓLOGA RAMONA RODRIGUES; EDILSON ASPET
REINALDO ARGUELLO; GRUPO CULTURAL - CARLOS EDUARDO GOMES DA SILVA; ARTISTA PLÁSTICA - MARILZA BISSOLI;
UBE-MS - UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES-MS;
JORNAL - O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL;  ROBSON SIMÕES DE ALMEIDA e NELSON VIEIRA DE SOUZA.
É o que tínhamos para relatar.
Agradecemos a todos integrantes do Fórum de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, pelo apoio que deram a esta diretoria, em especial aos companheiros de chapa – de todas as nossas gestões.
Aos onze dias do mês de dezembro de 2010.



Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Secretária Executiva do FESC-MS
Gestão 2008 a 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário