terça-feira, 6 de outubro de 2015

FESCMS NO PLANO ESTADUAL DO LIVRO E DA LITERATURA - 2010

FESCMS  NO PLANO ESTADUAL DO LIVRO E DA LITERATURA - 2010




ATA DA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DO FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA – FESC/MS DE 20 DE MARÇO DE 2010, EM CAMPO GRANDE/MS.


No dia 20 de março de 2010, às 09h30min, na sala Rubens Corrêa, do Centro Cultural José Otávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453, centro, foi aberta a Assembléia Ordinária do FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA – FESC/MS, pela Sr.ª Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Secretária Executiva do Fórum de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, no  tópico Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura, cujo evento deverá ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2010, em Bonito-MS, que visa incrementar, estimular ações a partir da utilização do livro, a Sr.ª Delasnieve solicitou aos presentes colaboração no sentido de ainda na sessão, apresentarem propostas que, deverão ser levadas no evento já mencionado, no qual a Sr.ª Delasnieve estará participando e representará o FESC-MS. Fez a leitura de um texto, onde deu mostras do que pretende levar e expor, juntamente com outras propostas que deseja defender e que advirão da plenária. Assim sendo, sugeriram pela ordem:
1 – Colocar as escolas a disposição da cultura, com inserções de programas que dêem valorização ao livro (fomentar);
2 – Ir a locais previamente escolhidos em que há constatação de carência de habito de leitura, e contar histórias que constam no livro, que pretendem seja lido pelos ouvintes;
3 – Capacitar pessoas que tem afinidades para contar histórias e serem mediadoras e que sejam remuneradas; 4 – Criação de bibliotecas rurais itinerantes;
5 – Promover o funcionamento das bibliotecas durante os finais de semana, atuando como centro cultural;
6 – Aproveitar os “grandes mestres” das próprias regiões, em face de vivenciarem o dia a dia das localidades e serem conhecedores dos gostos e costumes da população;
7 – Editar livros, a partir de projetos em que as pessoas contam suas experiências e fatos que consideram importantes, ocorridos em suas vidas enquanto moradores em zonas rurais, por exemplo: quilombolas, indígenas e ribeirinhos;
8 – Tornar acessíveis as comunidades, as bibliotecas das escolas públicas;
9 – Incentivar a formação de profissionais para atuarem na área de biblioteca;
10 – Inserir ensino religioso de caráter ecumênico nas escolas;
11 – Formar professor leitor com atuação em horário determinado pela direção, por exemplo: nos trinta minutos finais, ele lê um texto do livro (escolhido) e posteriormente, os alunos fazem também a leitura, apresentando depois um resumo;
12 – Formar pais leitores (é na família que tudo começa);
13 – Preparar os futuros professores no exercício de serem formadores de leitores;
14 – Criar sistema seletivo que permite a escolha do livro, mais apropriado para ser utilizado no segmento da cultura pretendido, de acordo com a faixa etária do público;
15 – Contemplar as diversidades regionais;
16 – Promover fomento a projetos de leitura nas escolas, realizando a inter-relação dos conteúdos do livro ás diversas expressões artísticas e possibilitando contratações de artistas e grupos artísticos. locais;
17 – Oportunizar a colocação de “quiosques com livros”, nas rodoviárias, aeroportos e em áreas centrais das cidades, que possibilitem exposições e vendas de livros de escritores regionais;
18 – Promover rodada de negócios com o fito de facilitar as vendas e agilizar o retorno da parte que cabe ao autor;
19 – Permitir a venda de livros, em farmácias e bancas de revistas, com facilidade de comércio, a partir da criação de selo de comercialização;
20 – Incentivar produção de literatura Afro Sul-Mato-Grossense;
21 – Quando for para distribuir livros nas escolas, que façam com cinqüenta porcento de livros de autores sul-mato-grossenses;
22 – Incentivar a leitura e expressão literária indígena;
23 - Fomentar o estudo da lingua guarani - como fator de integração da América do Sul.
Delasnieve Miranda Daspet de Souza                              
Secretária Executiva do FESC/MS                 


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