sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

FESC/MS


Reunião do FESC/MS EM BONITO-MS




Este fórum da cultura sul-mato-grossense visa juntar pessoas que tenham o interesse em debater a cultura em nosso estado.

Verdade que "a matéria prima mais complicada é associar gente". (Bia Marques) - mas é justamente isso que se busca - que todos os habitantes do MS se juntem e discutam coletivamente.

"Precisamos de uma política ativa e de objetivos bem definidos" - diz o jornalista e ativista cultural Boni Miranda.

Tem muito "artista" que diz que "ARTISTA" só que pinta ou quem faz teatro - ledo engano!

Artista (entre as várias definições existentes - optamos por dizer que é aquele "que tem o sentimento ou o gosto pelas artes" diz Houaiss.

Já arte - pode ser definida, etimologicamente - como "Etimologia" - lat. ars,artis 'maneira de ser ou de agir, habilidade natural ou adquirida, arte, conhecimento técnico (p.opos. ao lat. natúra 'habilidade natural'), tudo que é de indústria humana, ciência, ofício, instrução, conhecimento, saber, profissão, destreza, perícia, habilidade, gênio, talento, qualidades adquiridas (p.opos. a ingenìum 'qualidades naturais')', pej. 'ardil, fraude', p.ext. 'produto da arte, regras de uma arte, a parte teórica de uma arte, tratado, obra importante'; ver art(i)-; f.hist. XIV arte (Houaiss)

ARTE E ARTISTA - são inerentes ao individuo e, pensamos que a arte é livre e soberana – e remontam de séculos e séculos na história da Humanidade.

Artista – enfim é aquele que cria e que faz independentemente de governos e os que vivem do dinheiro público deveriam mudar de ramo.

Um comentário:

  1. Ai Pantaneira, você sempre extrapola...
    Palmas para você?
    Não uma reverencia, com todo meu carinho e admiração.
    Deus te ilumine e te guarde.
    Jazinha

    ResponderExcluir