sábado, 20 de fevereiro de 2010

Realizações 2005-2007

FORUM DE CULTURA DE MS ELEGEU CONSELHEIROS PARA O CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA

Período: 2007 a 2010


O Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul (FESC/MS) elegeu em assembléia realizada sábado, dia 28, pela manhã, no colégio MACE, na capital, nove novos conselheiros para integrarem Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul (CEC/MS).

O Conselho Estadual de Cultura é um órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado a Secretaria de Governo de Cultura, que tem entre suas atribuições regulamentar, acompanhar e orientar a política cultural do Estado, além de elaborar o plano estadual de cultura e sua execução. É composto por seis conselheiros titulares e seis suplentes indicados pelo governo e seis conselheiros titulares e seis suplentes indicados pela sociedade civil.

Os titulares e suplentes que representam à sociedade civil são indicados pelo Fórum Estadual de Cultura de MS. Criado em 2001 ele é uma articulação estadual de entidades não governamentais, privadas, empresas afins e movimentos populares que representam os profissionais das respectivas áreas e atividades da cultura, incluindo as que atuam na defesa de direitos difusos e coletivos. Hoje com mais de 40 entidades associadas é reconhecido através de lei estadual como instrumento institucional da sociedade civil.

Foram eleitos:
A) Com mandato de 4 anos (até 2010)

1. Titular: Venâncio Josiel dos Santos – Escritor (OAB/MS);
2. Suplente: Maria Helena Pettengill – Coreógrafa e Diretora Artística. Coordenadora de Arte e Cultura (Uniderp).

3. Titular: Edílson Aspet de Azambuja - Maestro (FEBAFAMS);
4. Suplente: Reinaldo Arguelho – Músico (Sociedade Lírica Amambaí/Filarmônica Vila Lobos);

5. Titular: Bárbara Ann Newman – Drª Letras e Literatura/UCDB (Federação das Academias de Letras e Artes de MS).
6. Suplente: Rosa Maria Fernandes – (Pró Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS).

B) Com mandato de dois anos (até 2008):

7. Titular: Ari José de Sousa – Artesão (Associação do Fórum do Delis/Bela Vista)
8. Suplente: Maria de Fátima A. Rodrigues – Artesã (Costa Rica).

9. Suplente: João Ermelino de Mello (MTG Movimento Tradicionalista Gaúcho de MS). (Na suplência do conselheiro Villie Jr, em exercício).

Além dos conselheiros eleitos sábado, três ainda se encontram no exercício do mandato (Idemar Sprandel, Juracy Mello e Villie Jr.) até 2008.

A assembléia do fórum elegeu também representantes de MS para a Câmara Nacional de Artes Cênicas: Cristina Matogrosso, Jair de Oliveira e Ramona Rodrigues, e de Literatura: Brígido Ibanhes, Aida Machado Domingos e Samuel Medeiros, vinculadas à Funarte (Ministério da Cultura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário