sábado, 20 de março de 2010

[ 19 mar 2010 Carlos Minuano Sem Comentários ]
Cinema e política

Documentário sobre a indústria audiovisual, Ctrl-V::VideoControl abrirá o projeto CineAcorde, que apresenta a relação entre ação política e cinema. Exibição seguida de debate ocupará o Espaço Crisantempo, dia 25 de março às 19h30, na Vila Madalena, em São Paulo. Iniciativa, que trará o diretor Leonardo Brant, integra o Movimento Acordem e Progresso, que estimula a participação política dos cidadãos por meio da cultura.

RESENHAS »

[ 19 mar 2010 Leonardo Brant Sem Comentários ]

O novo livro de Newton Cannito, recém-lançado pela editora Summus, em parceria com o Instituto de Estudos de Televisão, fala de “Interatividade, Convergência e Novos Modelos de Negócio”. Ainda estou no meio do livro, mas já li o suficiente para indicá-lo com entusiasmo aos leitores de Cultura e Mercado.

AGENDA, EDITAIS »

[ 19 mar 2010 Carina Teixeira Sem Comentários ]

Estão abertas, até o dia 21 de maio, as inscrições para o III Festival Paulínia de Cinema, uma realização da Secretaria de Cultura do Município de Paulínia, que será realizado de 15 a 22 de julho com atividades nas dependências do Teatro Municipal de Paulínia e do Parque do Cinema e das Comunicações, e distribuirá R$ 650 mil em prêmios.

EDITAIS »

[ 19 mar 2010 Carina Teixeira Sem Comentários ]

Até 28 de abril, estão abertas as inscrições para o Concurso de Apoio à Produção de Obras Radiofônicas Inéditas, nos Gêneros Radiodocumentário ou Radioconto, sobre o tema Diversidade Cultural. Primeira ação do programa Rádio Brasil, o Edital Nossa Onda contemplará 52 projetos radiofônicos, com duração de 15 minutos cada.

RELATOS »

[ 19 mar 2010 Luana Schabib Um Comentário ]
Acervo digital é mais caro que o de papel

A boa reportagem de Patricia Cohen, para o jornal Estado de São Paulo, nos faz questionamentos quanto ao método de arquivamento em mídias digitais. Outra questão que salta, é como guardar arquivos concebidos e guardados originalmente em tecnologias hoje ultrapassadas. Onde arquivar, um material de um disquete cinco polegadas? Vale a leitura.

EDITAIS »

[ 19 mar 2010 Carina Teixeira Sem Comentários ]

Foi anunciado, durante a abertura do V Encontro Mestres do Mundo, realizada na cidade de Limoeiro do Norte (CE) na última quarta-feira, 17 de março, o resultado final do concurso público Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Isabel.

EDITAIS »

[ 19 mar 2010 Carina Teixeira Sem Comentários ]

Foi prorrogado, até o dia 29 de março, as inscrições para o edital para a implantação de 20 Espaços Mais Cultura em áreas de vulnerabilidade social. Podem concorrer municípios com até 500 mil habitantes e os projetos devem ser enviados pelas prefeituras.

IDEIAS, RELATOS »

[ 18 mar 2010 Fred Furtado 2 Comentários ]
Conferindo os conformes da cultura

A cultura e sua múltipla camada setorial, que sempre foi a “prima pobre” no campo dos investimentos e políticas, vem colorindo a vida nacional com democracia aplicada a projetos estruturadores, ganhando atenção e gerando demanda, reunindo artistas, gestores e pesquisadores, ampliando o debate e sedimentando um caminho que passa por uma fase de encantamento e crítica no Brasil.

RELATOS »

[ 18 mar 2010 Luana Schabib Sem Comentários ]

A indústria do cinema brasileiro já tem metas para aumentar sua presença no mundo. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) anunciaram a renovação do Programa Cinema do Brasil.

IDEIAS »

[ 17 mar 2010 Erlon José Paschoal Sem Comentários ]
A Cultura como atração turística

As pessoas em geral se deslocam de seus lugares de origem na qualidade de turistas por várias razões. A principal delas talvez seja o interesse despertado pelo patrimônio natural e arquitetônico e pelas manifestações culturais da respectiva região visitada. Nesse aspecto podemos afirmar que a produção simbólica, cultural e estética de uma determinada localidade qualifica e fundamenta a atividade turística, tornando-a relevante como forma de intercâmbios variados e geradora de renda e trabalho.

EDITAIS, RELATOS »

[ 17 mar 2010 Carina Teixeira Sem Comentários ]

Até o dia 06 de abril, estão abertas as inscrições para o Edital para Publicação de Obras Literárias, iniciativa que premiará projetos nas categorias Poesia, Conto, Crônica, Romance, Literatura Infanto-Juvenil e Livro Técnico- Científico.

EDITAIS »

[ 17 mar 2010 Carina Teixeira Sem Comentários ]

Foram divulgados os nomes dos vencedores do I Concurso Procon Cultural no Centro de Maceió. Ao todo, foram analisados 60 trabalhos entre fotografias e músicas, todos obedecendo aos quatro critérios de avaliação: criatividade, expressividade/originalidade, estética e adequação aos temas consumo consciente – ato de cidadania ou consumo e violência.

EDITAIS, RELATOS »

[ 17 mar 2010 Carina Teixeira Sem Comentários ]

O Ministério da Cultura divulgou a prorrogação do período de inscrições do Concurso Público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva de pessoal, destinado à lotação nas unidades do órgão em Brasília. O novo prazo foi fixado para até as 23h59 do próximo domingo, 21 de março, com pagamento do boleto bancário até o dia 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário