terça-feira, 16 de março de 2010

Memorial de Inocência


Governador assina convênio para a construção do Memorial de Inocência em Paranaíba

Campo Grande (MS) – Na manhã de hoje (16), o governador André Puccinelli assinou um convênio com a Prefeitura Municipal de Paranaíba que visa a construção do Memorial de Inocência, em homenagem ao pioneiro escritor Visconde de Taunay. A iniciativa conta com a parceria do governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura, da Prefeitura de Paranaíba e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). Estiveram presente na solenidade, o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, o ex-governador Wilson Barbosa Martins, o deputado estadual Youssif Domingos, a vice-prefeita de Paranaíba, Dininha Gasperini, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de MS, Hidelbrando Campestrini e demais autoridades.

“Com a assinatura o governador cumpre mais um compromisso histórico com Paranaíba e com o Instituto Histórico e Geográfico de MS, ao investir num cenário dos acontecimentos narrados em um livro símbolo de Mato Grosso do Sul. Mostra também sua preocupação com o reconhecimento das referências culturais de cada região do Estado”, afirmou Calheiros. Ele destaca ainda que esta iniciativa contribui com a promoção do turismo estadual.

Segundo Hidelbrando Campestrini, a população de Paranaíba está muito ansiosa com a efetivação da obra. Para ele o Estado necessita de referenciais históricos e que o IHGMS está firmando parcerias com outros municípios do Estado para garantir a preservação da memória de MS. “Ou registramos ou perdemos o pouco que está ficando de nossa história”, defende.

A vice-prefeita de Paranaíba, Dininha Gasperini, que também é uma das descendentes de Inocência, afirma que Paranaíba tem todas as condições de explorar o turismo cultural, utilizando-o como uma forma de geração de renda por meio da cultura. “Nos sentimos muito orgulhosos com este presente que o governador está nos dando”, comemora. O governador dá sua réplica: “É uma honra contribuir com a sede da memória do nosso Estado”, finaliza.

Memorial de Inocência

O Memorial de Inocência tem como objetivo homenagear o escritor Visconde de Taunay (grande divulgador da região do Bolsão), além de mostrar para a população a história do romance “Inocência” e do município que serviu de cenário para a história publicada em 1872.

O Memorial será uma réplica do sobrado “Melo Taques”, centro comercial, político, social da então Vila de Santana do Paranaíba, onde Taunay se hospedou em 1867 e se inspirou para produzir a obra literária. O prédio será construído nas proximidades da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba. O andar superior do sobrado abrigará o Memorial. No térreo funcionará um centro cultural para os artistas da região.

Inocência é um romance regionalista brasileiro de Alfredo d'Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay), dividido em 30 capítulos. Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-mato-grossense (sertão), notadamente a cidade de Paranaíba e a frente colonizadora dos Garcia Leal.


Em 4 de julho 2007, durante o aniversário de 150 anos de Paranaíba, o governador André Puccinelli assinou decreto-lei que instituiu “Inocência” o romance símbolo de Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Imprensa FCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário